top of page

Com o aumento dos casos de tuberculose em Natal, SMS faz alerta

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 27 de mar.
  • 1 min de leitura

Foram registradas 710 notificações da doença, um crescimento de 13,23% em relação ao mesmo período de 2023


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal reforçou o alerta sobre a tuberculose, diante do aumento de casos na capital potiguar.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal reforçou o alerta sobre a tuberculose, diante do aumento de casos na capital potiguar.

Entre janeiro e dezembro de 2024, foram registradas 710 notificações da doença, um crescimento de 13,23% em relação ao mesmo período de 2023, quando houve 616 casos, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).


A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis (bacilo de Koch). Afeta principalmente os pulmões, mas pode atingir outros órgãos. A transmissão ocorre pelo ar, por meio da tosse, fala ou espirro de pessoas infectadas sem tratamento.


Para conter a disseminação, a SMS reforça a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado. Todas as Unidades Básicas de Saúde de Natal realizam exames para detectar a doença, como o teste rápido molecular, cultura e radiografia de tórax. Além disso, a Prova Tuberculínica (PPD) é oferecida nas unidades de Gramoré, Parque dos Coqueiros, Felipe Camarão II e Mãe Luiza para o acompanhamento de contatos de pacientes com tuberculose ativa.


O tratamento gratuito reduz significativamente o risco de transmissão após 15 dias. A SMS orienta que qualquer pessoa com sintomas como tosse persistente por três semanas ou mais, febre vespertina, sudorese noturna ou emagrecimento repentino procure uma unidade de saúde para investigação e início do tratamento.


Além disso, a vacina BCG, essencial para prevenir formas graves da doença em crianças, está disponível em diversas unidades de saúde da capital.

Comments


bottom of page