Festival Kite Master 2025 reforça compromisso socioambiental e fecha edição com balanço positivo na gestão de resíduos
- Redação
- 18 de set.
- 2 min de leitura
Evento envolveu comunidade local em ações socioambientais e promoveu gestão responsável de mais de 160 quilos de resíduos
O Festival Kite Master 2025, realizado entre os dias 11 e 14 de setembro em Barra do Cunhaú (RN), encerrou sua programação esportiva e cultural deixando também um legado ambiental importante. A edição contou com a implantação de ações que garantiram a destinação correta dos resíduos gerados durante os quatro dias de atividades e promoveu atividades educativas para a comunidade local.

O trabalho de gestão de resíduos foi realizado pela equipe da Pipa Ambiental, que conduziu todo o processo. O balanço final aponta um total de 163 quilos recolhidos e devidamente destinados:
• 67 quilos de recicláveis (PET, vidro, latas, papelão e plásticos) foram encaminhados para reciclagem e reinseridos na cadeia produtiva;
• 60 quilos de resíduos orgânicos, como restos de alimentos e materiais biodegradáveis, foram destinados à compostagem e transformados em adubo para o solo;
• 35 quilos de rejeitos, sem possibilidade de reaproveitamento, foram encaminhados à coleta pública convencional.
“Os números são bastante expressivos, mas estão dentro do esperado, considerando as características do evento e o volume de público. Destaco, principalmente, a destinação correta dos resíduos. Os recicláveis, que retornam para a indústria e ganham um novo propósito, e os orgânicos, que estão sendo transformados e terão uma nova vida por meio da compostagem”, disse Felipe Teixeira, sócio da Pipa Ambiental.
Entre as ações implementadas, foram distribuídas lixeiras personalizadas, indicando o tipo de resíduo a ser descartado em cada uma, que ficaram disponíveis em pontos estratégicos da praia, nas arenas e na área de recepção dos atletas, atendendo a todo o público do evento.
Arena Sustentabilidade
O festival também promoveu atividades educativas com mais de 150 crianças de comunidades de Canguaretama, reforçando a importância da preservação ambiental e do contato com o mar. A programação incluiu palestras sobre biodiversidade do manguezal, a importância do oceano para avida, além de exposição do Museu da Tartaruga Marinha, da APC Cabo de São Roque, e uma gincana de limpeza da praia e oficina de separação de resíduos, estimulando práticas sustentáveis desde a infância.
Compromisso
Para uma das organizadoras do evento, Milena Nobre, o resultado reforça a essência do festival: "O Festival Kite Master tem o compromisso de cuidar do meio ambiente e da comunidade local. Esse balanço positivo reforça que é possível realizar um grande evento esportivo com responsabilidade socioambiental”, disse.
Com essas iniciativas, o Festival Kite Master demonstrou que é possível conciliar grandes eventos esportivos com práticas de responsabilidade ambiental e social, reduzindo impactos, estimulando a conscientização e envolvendo ativamente a comunidade.
Ao integrar esporte, cultura e sustentabilidade, o festival não apenas consolidou o Rio Grande do Norte como referência nacional em esportes náuticos, mas também como exemplo de turismo responsável e consciente.











Comentários