Homens e saúde mental ainda é um tabu perigoso
- Redação
- 10 de nov.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 7 dias
Psicóloga Candice Galvão alerta para a importância do cuidado psicológico masculino durante o Novembro Azul
Novembro é conhecido pela campanha Novembro Azul, tradicionalmente voltada à prevenção do câncer de próstata. Mas para a psicóloga e neuropsicóloga Candice Galvão, o mês também deve servir de alerta para outro tema urgente: a saúde mental dos homens, ainda cercada por tabus e silêncios. Segundo a especialista, a dificuldade masculina em expressar emoções e buscar ajuda contribui para um cenário alarmante de sofrimento psicológico e suicídio.

“Desde cedo, muitos homens aprendem que demonstrar vulnerabilidade é sinal de fraqueza. Esse comportamento, enraizado na cultura, os afasta do cuidado emocional e pode levar a consequências graves”, afirma Candice. Dados do Senado Federal revelam que, entre 2015 e 2022, mais de 107 mil pessoas morreram por suicídio no Brasil, quase 80% eram homens.
A disparidade também aparece nas estatísticas anuais: entre 2011 e 2020, a taxa média de suicídios entre homens foi de 9,7 por 100 mil habitantes, quase quatro vezes maior que a de mulheres, com 2,5. Outro levantamento oficial mostra que, a cada 100 mil homens brasileiros, 12,6 morrem por suicídio, enquanto entre as mulheres essa taxa é de 5,4.
Candice reforça que muitos homens só buscam apoio psicológico em momentos de crise. “Existe uma resistência histórica ao cuidado emocional, como se fosse algo opcional. Precisamos desmistificar isso e reforçar que procurar ajuda é um ato de responsabilidade com a própria vida”, diz.

Durante o Novembro Azul, a psicóloga defende que a saúde mental masculina receba a mesma atenção que a saúde física. “Prevenção não é só fazer exames. É também ouvir o que está doendo por dentro, acolher os sentimentos e entender que sentir também faz parte de ser homem”, conclui.
Sobre Candice Galvão
Candice Galvão é psicóloga e neuropsicóloga, com especialização em psicologia oncológica. Com mais de 10 anos de experiência, atende presencialmente na Clínica La Vie, na Av. Rodrigues Alves, 1069, bairro do Tirol, em Natal (RN), e também oferece atendimento online. Tem atuação reconhecida junto à Liga Contra o Câncer do Rio Grande do Norte e compartilha conhecimentos sobre saúde mental e cognição em seu Instagram: @candicegalvaopsicologia.









Comentários