Sesap adota medida emergencial para reabrir UTIs infantis no Maria Alice após denúncia do Cremern
- Redação
- 12 de ago. de 2025
- 1 min de leitura
A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) anunciou, nesta segunda-feira (12), a adoção de medidas emergenciais para reabrir sete leitos de UTI bloqueados no Hospital Infantil Maria Alice Fernandes, em Natal, cinco neonatais e dois pediátricos, que estavam inativos por falta de medicamentos e insumos.

Segundo o secretário Alexandre Motta, a pasta recorreu à requisição administrativa de empresas fornecedoras, com pagamento imediato, para garantir a entrega do material necessário e restabelecer o atendimento. “Estamos vivendo uma crise de abastecimento de insumos. No fim de semana conseguimos transferir parte do que faltava de outras unidades, mas isso não foi suficiente”, afirmou.
A situação foi denunciada pelo Conselho Regional de Medicina do RN (Cremern) e motivou uma ação conjunta do Ministério Público do RN (MPRN), Defensoria Pública (DPE/RN) e do próprio Conselho. O presidente do Cremern, Marcos Jácome, alertou para o risco de “mais mortes evitáveis”, relatando que a falta de leitos já teria resultado no óbito de uma criança no interior do estado.
As instituições ingressaram com pedido na Justiça Federal para que a Sesap restabeleça a capacidade de atendimento em até 48 horas e apresente um cronograma para ativar 10 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCINCo) já estruturados, mas inativos por falta de recursos.











Comentários